terça-feira, 18 de novembro de 2008

IBGE: varejo cresce pelo 7º mês seguido em setembro

Rio - O comércio varejista brasileiro registrou, em setembro, um aumento de 1,2% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal na comparação com o mês de agosto, o sétimo resultado positivo seguido neste tipo de comparação, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano, o volume e a receita de vendas acumulam, respectivamente, crescimento de 8% e 13,3%.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o comércio varejista do País teve alta de 9,4% para o volume de vendas e de 15,7% para a receita nominal. Já no acumulado do ano (janeiro-setembro), em comparação com o mesmo período de 2007, houve aumento de 10,4% para o volume de vendas e, para a receita nominal, esta alta foi de 16,3%, informou o instituto.

Segundo o estudo, mos últimos 12 meses, a alta foi de 10,3% no volume de vendas e de 15,6% na receita nominal.

"Para o volume de vendas, na série com ajuste sazonal, todas as dez atividades pesquisadas tiveram crescimento em setembro, na comparação com agosto", apontou o IBGE em comunicado.

Segundo o levantamento, os destaques positivos foram equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,9%); veículos e motos, partes e peças (5,5%); móveis e eletrodomésticos (3,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,9%); tecidos, vestuário e calçados (2,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (2,2%).

0 comentários: