quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da Consciência Negra tem festa em palácio

GOIÂNIA (GO) - O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), realizou hoje cedo, no Salão Dona Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, solenidade alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A cerimônia, precedida de café da manhã, foi recheada de atividades, como a entrega da comenda Zumbi dos Palmares para 11 personalidades e instituições goianas que se destacaram no combate ao preconceito e à discriminação racial no Estado. Dentre os agraciados com a comenda, criada pelo Governo do Estado em abril passado, estão o governador Alcides Rodrigues, a TV Brasil Central, a Universidade Estadual de Goiás, a própria Semira e o Movimento Negro Unificado, o mais antigo de Goiás.

Também fizeram parte da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, além de uma apresentação cultural de dança afro pela professora Maria Zita, o lançamento do 3º Edital de Pesquisa étnico-raciais e a entrega de um kit de publicação da Semira formado por cinco livros, uma cartilha de Direitos da Mulher e um calendário. O edital, que já está em sua terceira edição, vai possibilitar a liberação pelo Governo de Goiás de R$ 200 mil para pesquisadores ligados à Fapeg realizarem trabalhos nas áreas étnico-racial e de políticas para a juventude e para LGBTTs, entre outras temáticas.

Todos os homenageados com a comenda Zumbi dos Palmares, que é formada por uma medalha e um troféu, foram indicados por representantes dos movimentos negros do Estado. A presidente da OVG, Raquel Rodrigues, recebeu em nome do governador Alcides Rodrigues o Troféu Semira Adamu, em reconhecimento pela criação do Conselho Estadual da Igualdade Racial e do Comitê Gestor de Quilombos no Estado de Goiás, além de ter revigorado o Conselho Indigenista Estadual. O Movimento Negro Unificado, que está completando 30 anos, é o mais antigo do Estado e foi homenageado com o troféu Chico Rei. A comenda oferecida à Televisão Brasil Central foi recebida pela diretora de Jornalismo Rosane Louza.

Raquel Rodrigues destacou a importância "de termos momentos de reflexão, de conscientização e, sobretudo, de ação para mudar esta situação, que veio perdurando por milhares de anos". Segundo a presidente da OVG, hoje “estamos numa posição privilegiada, estamos vendo que a mulher está ocupando cada vez mais o seu espaço, vendo que está havendo conscientização contra discriminação entre raças”.

A secretária da Mulher, Denise Carvalho, lembrou que o objetivo primeiro da comenda é o de resgatar a memória de Zumbi dos Palmares, herói do povo brasileiro e ainda pouco reconhecido neste País. “É preciso que não só a luta do povo negro seja resgatada, mas que heróis nacionais como Zumbi sejam lembrados por todos, porque a partir deles nós conseguimos muitas outras conquistas”, disse Denise Carvalho.

0 comentários: