sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Banda Rubber Soul realiza show comemorativo dos 40 anos de lançamento do Álbum Branco dos Beatles

FORTALEZA (CE) - 22 de Novembro, Dia da Música. Coincidentemente, há 40 anos, no dia 22 de novembro de 1968, o mundo era surpreendido com o lançamento do disco que ficou conhecido no Brasil como o Álbum Branco, o White Album – um disco duplo, produto raro para a época, a partir das artes gráficas da capa que, totalmente alva, estampava apenas o reduzido nome The Beatles em alto-relevo, além do encarte/pôster com todas as letras das canções e quatro fotos coloridas de John, Paul, George e Ringo.

O Álbum Branco foi eleito o décimo melhor disco de todos os tempos na lista dos 500 melhores álbuns da revista Rolling Stone, especializada em música pop, e o nono disco mais vendido em todos os tempos nos EUA, segundo a Associação Estadunidense da Indústria de Discos.

Para tocar as faixas desse álbum, inclusive seguindo os arranjos originais, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza convidou a inspirada Rubber Soul, primeira banda cearense cover dos Beatles, fundada em 1991, que tocará com fidedignidade o repertório do Álbum Branco, neste sábado, 22, às 18h30.

No show, a banda apresentará canções que se tornaram clássicos da música popular universal, a exemplo de “Ob-la-di, Ob-la-da”, “While my guitar gently weeps”, “Blackbird”, “I Will” e “Revolution”, entre muitas outras, animando e emocionando a platéia do cineteatro do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108).



A Poética das Canções dos Beatles

Antes, no mesmo local (cineteatro do CCBNB-Fortaleza) e no mesmo dia (sábado, 22), às 17h, Nelson Augusto (jornalista, pesquisador musical, produtor e apresentador do programa semanal “Freqüência Beatles”, da rádio Universitária FM 107.9) e Astrid Miranda Leão (professora universitária e colaboradora do programa) farão no programa Literatura em Revista uma retrospectiva das letras das composições na obra musical dos Beatles e suas inclinações poéticas – desde a temática romântica do início da trajetória dos Fab Four, com construções mais simples de álbuns como “Please, Please Me”, passando pela fase das músicas psicodélicas do disco “Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, até a última etapa do grupo, com as mensagens mais sofisticadas do então LP “Abbey Road”.

Na apresentação, letras de músicas dos Beatles serão analisadas, seguindo a ordem cronológica, com suas devidas traduções, acompanhadas da audição dos registros originais, além de ressaltado o aspecto histórico desse vasto e belo cancioneiro, dentro do contexto artístico mundial.

0 comentários: