quarta-feira, 6 de maio de 2009

TIM Participações anuncia os resultados do primeiro trimestre

qA companhia encerrou o primeiro trimestre com 36,1 milhões de usuários, 11% acima do primeiro trimestre de 2008; em março estabilizou seu market share;
q Forte crescimento da receita bruta de VAS, que totalizou R$ 430 milhões, 31,4% acima do primeiro trimestre de 2008 e equivalente a 11% da receita bruta de serviços comparado aos 8% do primeiro trimestre de 2008;
q Receita líquida total de R$ 3.012 milhões, 0,6% superior na comparação ano a ano;
q Ebitda de R$ 609 milhões, 14,4% superior na comparação ano a ano, com margem de 20,2%. O Ebitda normalizado, refletindo o acordo com a Embratel, totalizou R$ 673 milhões com margem de 22,4%;
q ARPU de R$ 26, reduzido em função da queda do mix no segmento pós-pago para 17,1%;
qARPM em R$ 0,37/min no período, acima dos R$ 0,31/min do primeiro trimestre de 2008 e R$ 0,35/min no quarto trimestre de 2008;
q R$ 134 milhões em inadimplência (4,8% da receita líquida de serviços), queda de 23,9% em relação ao dado normalizado do primeiro trimestre de 2008 de R$ 177 milhões (6,2% da receita líquida de serviços no mesmo período do ano passado);
q Total de Despesas Operacionais reduzido em 2,4% na comparação ano a ano, somando R$ 2.402 milhões no trimestre como resultado de rigorosa eficiência de custo.



Brasília, 5 de maio de 2009 – A TIM Participações S.A., companhia que controla diretamente a TIM Celular S.A indiretamente a TIM Nordeste S.A., apresenta os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2009, marcado pela reestruturação e impactado pelos efeitos negativos de 2008. A empresa concentrou esforços na preparação do seu plano de relançamento, que deverá apresentar efeitos no segundo semestre deste ano.

O presidente Luca Luciani explica: “Encerramos o trimestre que foi caracterizado por uma importante reorganização e por um trabalho intenso voltados para ampliar nossa competitividade e à preparação do plano de relançamento da empresa, que mostrarão resultados de forma mais explícita nos próximos meses. Gostaria de ressaltar algumas ações tomadas e algumas conquistas nesse primeiro trimestre: nova estratégia organizacional focada em valor e orientada ao mercado; cancelamento de um milhão de linhas inativas; acordo com Embratel; melhoria dos indicadores de qualidade, passando da sexta posição em 2008 para a segunda posição em março de 2009, de acordo com indicadores da Anatel; relançamento da marca TIM, com o qual atingimos um importante aumento dos indicadores top of mind e preferência; acordo com a Intelig, fortalecendo a empresa e aumentando a rentabilidade a longo prazo; e o plano de eficiência, que já trouxe resultados positivos e que tem um papel importante na realocação de recursos que deverão ser utilizados para investir na qualidade de serviços e satisfação de nossos clientes. Estamos confiantes que agora trilhamos o caminho certo para atingir os indicadores de vendas no segundo trimestre do ano e retomar o crescimento da receita no segundo semestre de 2009”.

Performance da TIM

A base de assinantes da TIM encerrou o primeiro trimestre de 2009 com 36,1 milhões de clientes, 11% acima do primeiro trimestre de 2008. É importante levar em conta a “limpeza da base” de assinantes em fevereiro de cerca de um milhão de linhas, principalmente no segmento pré-pago. A TIM encerrou o trimestre com uma participação de mercado de 23,5% (eram 25,9% no primeiro trimestre de 2008). A base do segmento pré-pago alcançou 29,9 milhões de usuários e o pós-pago atingiu 6,2 milhões (17,1% do total de assinantes). Em março ocorreram os primeiros sinais de recuperação das adições líquidas, com uma participação de 29% no net share do mercado comparado à média de 17,4% em 2008 - a maior desde janeiro de 2008. No trimestre as adições líquidas foram negativas em 306 mil linhas, como resultado da “limpeza da base”.

A receita líquida total no primeiro trimestre somou R$ 3.012 milhões, um aumento de 0,6% comparado aos R$ 2.993 milhões registrados no primeiro trimestre de 2008. A receita líquida de serviços alcançou R$ 2.823 milhões, uma redução de 0,5% comparado com o mesmo período do ano passado. A receita bruta de Serviços de Valor Agregado (VAS) somou R$ 430 milhões, 31,4% acima dos R$ 327 milhões reportados um ano atrás e 11,2% da receita bruta de serviço (eram 8,4% no primeiro trimestre de 2008). O forte desempenho das receitas de VAS foi significativamente influenciado por serviços inovadores, que incluem banda larga móvel, responsável por 80% das receitas no período.

A Receita Média Por Usuário (ARPU) caiu para R$ 26 no trimestre, uma queda de 11,9%, comparado aos R$ 29,5 do mesmo período de 2008. Este desempenho reflete a redução da base de clientes de planos pós-pagos e a sua redução no mix total de clientes, além da redução no MOU (Minutes of Usage) da base de clientes de planos pré-pagos em função do menor tráfego promocional. Consequentemente, o ARPU pós-pago declinou 2% e declinou 6% no pré-pago na comparação ano a ano. A redução no tráfego promocional levou a um aumento da Receita Média Por Minuto (ARPM), que alcançou R$ 0,37/min no trimestre, acima dos R$ 0,31/min no primeiro trimestre de 2008 e R$ 0.35/min no quarto trimestre de 2008.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) reportado totalizou R$ 609 milhões e uma margem de 20,2%, refletindo o impacto de R$ 64 milhões do acordo com a Embratel.

O Ebitda normalizado proveniente do acordo com Embratel totalizou R$ 673 milhões e uma margem de 22,4%

Rigor nos custos

Os custos e despesas operacionais alcançaram R$ 2.402 milhões, uma redução de 2,4% quando comparado ao mesmo período de 2008, consequência da manutenção da rigorosa abordagem de custos. Os custos de rede e de interconexão totalizaram R$ 985 milhões, 5,7% abaixo de R$ 1.045 milhão reportado no primeiro trimestre de 2008. A inadimplência somou R$ 134 milhões, queda de 23,9% quando comparado aos R$ 177 milhões normalizados do primeiro trimestre de 2008. Este desempenho reflete a implementação de novas regras de controle e rigorosa análise de crédito, que passaram a vigorar no segundo trimestre de 2008. No primeiro trimestre de 2009, a inadimplência representou 4,8% da receita líquida de serviços (eram 6,2% normalizados no mesmo período de 2008). Estas reduções de custos compensaram o aumento de 15% no Custo de Aquisição de Clientes (SAC), que no trimestre alcançou R$135 ante R$117 registrados no primeiro trimestre do ano passado.

Os investimentos totalizaram R$ 194 milhões, ou 6,5% da receita líquida. Do investimento total, 55% (R$ 106 milhões) foram investidos em rede e tecnologia da informação para dar continuidade ao roll-out da rede 3G e expansão da cobertura GSM.

A TIM encerrou o trimestre com uma perda líquida de R$ 144 milhões, comparada com R$ 125,5 milhões apresentada no mesmo período de 2008 como resultado de uma maior Depreciação, Amortização e Impostos de Renda e Contribuição Social.

Ações de Marketing

Enquanto o novo portifólio de ofertas estava em elaboração, a empresa focou na melhor forma de trabalhar com o portifólio atual com as seguintes iniciativas:

* Serviços móveis: Abordagem mais agressiva no subsídio de aparelhos para o segmento pós-pago;
* Banda larga: Agressiva oferta para o segmento pós-pago com subsídio e nova campanha publicitária. Para o segmento pré-pago, lançou uma inovadora oferta com o objetivo de prover acesso à Internet baseado no conceito pay as you go, sem comprometimento mensal;
* Telefonia fixa: Promoção de ligações ilimitadas de TIM para TIM, incluindo campanha publicitária. Também lançou a oferta de aparelhos gratuitos para usuários de outras operadoras em função da portabilidade numérica;
* Inovação: Exclusividade no lançamento do BlackBerry Storm, aparelho voltado para o segmento high-end (consumer e corporativo) com inovadora capacidade multimídia e sistema touch screen. A TIM foi a primeira operadora a lançar o BlackBerry no Brasil e atualmente tem a maior base de usuários de smartphones do mercado.



A companhia também iniciou o processo de reposicionamento da sua marca com o objetivo de aproximar-se dos clientes e substituindo o slogan Viver sem fronteiras por Você, sem fronteiras. Este reposicionamento foi a base para o lançamento de novas ofertas, três delas já lançadas no mercado:

* Plano Infinity Pré-pago: Conceito inovador que permite à TIM mudar de uma abordagem promocional para um benefício permanente: os clientes podem fazer chamadas locais para qualquer número TIM (móvel ou fixo) pagando apenas o primeiro minuto de cada ligação. O Infinity está disponível para novos e atuais clientes;
* Oferta Da Vinci (pós-paga): Desenvolvida para clientes de alto uso, incluindo produto, serviço e atendimento especializados. Com uma assinatura mensal, os clientes Da Vinci podem fazer chamadas ilimitadas para qualquer lugar do país, inclusive quando estiverem em roaming nacional, e tráfego ilimitado de dados incluindo SMS, MMS, vídeochamadas e velocidade de acesso à Internet de até 7.2 Mbps (onde disponível).
* Oferta corporativa Empresa Simples: Focada em pequenas e médias empresas, é uma oferta convergente que integra serviços móveis, fixos e de banda larga em uma mesma fatura.



No dia 16 de abril, a TIM anunciou um acordo com a companhia Docas Investimentos S.A. que garante a aquisição de 100% da Intelig Telecomunicações Ltda. Com isso, a companhia deu um importante passo para o fortalecimento do negócio. Estrategicamente a aquisição vai permitir à TIM ampliar a sua infraestrutura de rede, realizando importantes sinergias - a despesa com aluguel de linhas cresceu 26% na comparação ano a ano - além de criar novas oportunidades de negócios no segmento corporativo. A assinatura do acordo foi o primeiro passo da transação. Sua execução ocorrerá após o atendimento de certas condições, especialmente a anuência prévia da Anatel.

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