domingo, 24 de maio de 2009

0

Em atuação conjunta, MPF e PF desarticulam quadrilha

Porto Velho (RO) – Uma organização criminosa foi desbaratada hoje em Rondônia, São Paulo e Pernambuco. De acordo com investigações policiais, a quadrilha é responsável pela introdução irregular de um grande número de chineses em território nacional. A pedido do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) e da Polícia Federal (PF), a Justiça Federal determinou o cumprimento de 14 mandados de prisão preventiva, sendo dez em Porto Velho (RO); dois em Guajará-Mirim (RO), cidade localizada na fronteira com a Bolívia; e dois em São Paulo (SP). Outros dois mandados de prisão são contra pessoas que moram no exterior. A Polícia Federal também cumpriu 24 mandados de busca e apreensão, sendo sete em Porto Velho (RO), dois em Guajará-Mirim (RO), 13 em São Paulo (SP) e dois em Recife (PE).

O MPF denunciará os suspeitos por trabalho escravo, falsidade ideológica, uso de documento falso, contrabando ou descaminho, aliciamento de trabalhadores e formação de quadrilha, além de introdução de estrangeiro clandestinos em território nacional. Estes crimes têm penalidades que variam de um a oito anos, cada. O procurador da República Heitor Alves Soares informou que “a atuação conjunta do MPF e da PF foi fundamental para o sucesso da operação”.

As investigações da Operação Da Shan tiveram início em setembro do ano passado, após várias prisões em flagrante de chineses entraram no país vindos da Bolívia e foram presos em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, em Rondônia. A partir de interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, descobriu-se uma organização criminosa transnacional. Durante as investigações, alguns chineses foram presos em flagrante quando tentavam embarcar no aeroporto de Porto Velho (RO) com documentos falsos e outros na BR-364, na capital rondoniense, junto com “coiotes”, pessoas que facilitavam a entrada ilegal.

Na época, os documentos aprendidos com os chineses deram a rota do transporte clandestino: ele partiam de Fuzhou, capital de Fujian, na China, rumo a Pudong, distrito de Shangai, passavam por Amsterdã, na Holanda, depois entravam no continente americano por Guayaquil, no Equador, indo em seguida para as cidades de Lima, Arequipa e Puno, no Peru. Ao chegar às margens do lago Titicaca, os chineses entravam na Bolívia e em seguida no Brasil, por Guajará-Mirim (RO). Todos os chineses flagrados irregularmente no país tinham como destino a cidade de São Paulo (SP).

Um grupo de “coiotes” que agia em Rondônia foi identificado e apurou-se que alguns deles agiam a mando de uma paraguaia chamada Hilda Beatriz Goiri, com atuação na Bolívia e Paraguai, principalmente. Antes da Operação Da Shan, Hilda já havia sido presa em flagrante no começo deste ano, quando entrou no Brasil pela fronteira de Foz do Iguaçu (PR), transportando chineses ilegalmente.
O chinês Zhu Ming Wen, conhecido como Toni, foi identificado pela Polícia Federal como o líder da quadrilha. Ele mora em São Paulo (SP) e tem visto permanente no Brasil. Há suspeitas de que ele também atue na área do contrabando, com o transporte de mercadorias, via aérea, de São Paulo para Recife (PE).
A hierarquia da quadrilha era em quatro níveis: na base estavam os “coiotes”, que transportavam os chineses de Rondônia a São Paulo; no segundo nível existiam os gerentes dos “coiotes”, que comandavam os primeiros e eram os intermediários; no terceiro nível ficavam os articuladores internacionais, com a paraguaia Hilda; no topo estava o chinês Zhu Ming Wen, que controlava a chegada dos estrangeiros na cidade de São Paulo.

Nome da Operação
De acordo com as investigações, muitos dos chineses introduzidos irregularmente no Brasil são da região de Fujian, na China, conhecida como Da Shan (Grande Montanha), que abriga algumas das maiores e mais lucrativas fábricas de produtos falsificados do mundo. Essas instalações, construídas no interior da montanha, produzem milhões de cigarros por dia, que são comercializados no imenso mercado doméstico chinês ou levados em contêineres, pela Ásia, para os Estados Unidos e regiões mais distantes.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

0

DETRAN realiza campanha de conscientização no trânsito

O objetivo da campanha neste sábado é sensibilizar toda sociedade para as questões relacionadas ao trânsito
O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RO), por meio do setor Regional de Educação de Trânsito de Ji-Paraná, realiza amanhã (sábado, dia 23) o Dia ‘D’ de Enfretamento aos Acidentes de Trânsito.

A programação inicia às 8 horas com uma série de atividades preventivas e educativas. De acordo com a coordenadora das atividades de Educação de Trânsito em Ji-Paraná, Solange Boaventura, a programação contará com várias palestras, que serão ministradas pela equipe do SENAC, Polícia Militar, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal a estudantes das escolas estaduais, JK, Janete Clair, Júlio Guerra, Aluisio Ferreira, Marechal Rondon, José Francisco, Rio Urupá, Lauro Benno e a escola municipal Almir Zandonadi. Temas como: crimes de trânsito, primeiros socorros, preservação do local de acidente, direção defensiva e perigos no trânsito a caminho da escola serão abordados pela equipe no Dia D. Durante as atividades o diretor-geral do Detran, Joarez Jardim estará visitando todas as programações.

Além das palestras, a equipe de Educação de Trânsito do DETRAN realizará ainda pela manhã blitz educativas em vários pontos da cidade, como em frente a igreja Batista Central, Igreja Missionária do Dois de Abril, com distribuição de panfletos educativos, blitz educativa em frente a Trax motos, no semáforo da Avenida 22 de Novembro, pit stop em frente ao frigorífico Frialto e blitz em frente a escola Gonçalves Dias, realizada por despachantes.

De acordo com Solange, o objetivo das atividades é sensibilizar toda sociedade, por meio dos dirigentes de órgãos públicos no âmbito federal, estadual e municipal, empresários, comerciantes, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e comunidade em geral para as questões relacionadas ao trânsito.

Solange ressaltou a importância de se transformar as crianças e adolescentes em agentes multiplicadores da necessidade de conscientização e boa educação no trânsito, pois a campanha também contribui para a formação de novos condutores. “A mudança no trânsito depende dessa sensibilização agora, para ajudar na formação de condutores mais conscientes e obedientes às normas do trânsito”, ressaltou.

Para o chefe da CIRETRAN de Ji-Paraná, Antônio Pires, a iniciativa tem a finalidade de pôr em evidência um dos grandes problemas sociais do Brasil e de Rondônia, que é o grande número de acidentes de trânsito.

0

Proposta de Expedito Júnior garante benefícios aos “soldados da borracha”

Proposta de Emenda à Constituição nº 19/2009, apresentada ontem pelo senador Expedito Júnior, pretende conceder aos “soldados da borracha” os mesmos direitos dos ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial. Esses soldados foram recrutados pelo Governo Brasileiro para trabalhar na produção de borracha na Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial. Eles eram 60 mil, mas hoje existem pouco mais de 600.
Expedito júnior alerta que é preciso reconhecer esses seringueiros que contribuíram no esforço de guerra da mesma forma como foram reconhecidos os ex-combatentes. “Embora não tenham participado dos combates, eles estiveram sujeitos a condições de trabalho e sobrevivência extremamente severas, contribuindo diretamente para o mesmo objetivo dos ex-combatentes”, afirma o senador.
Com idade avançada e com poucos recursos, esses seringueiros reivindicam há muitos anos direitos e igualdade com os ex-pracinhas, que batalharam na Itália nos idos de 1940. Só a partir da Constituição de 1988 – mais de 40 anos depois do fim da guerra –, os soldados vivos passaram a receber uma pensão como reconhecimento pelo serviço prestado ao país. Mas o valor do recurso é irrisório e chega a ser 10 vezes menor do que o daqueles que combateram na Itália.
A participação dos “soldados da borracha” começou em 1943, quando o Brasil assinou acordo de cooperação com os Estados Unidos da América, com o fim específico de combater os adversários. Para isso, o acordo determinava o envio de homens para a Frente Italiana e também a remessa de borracha dos seringais amazônicos para os Estados Unidos, a fim de fomentar a indústria bélica deles. O trabalho dos “soldados da borracha” se chamou “Esforço de Guerra”.
Na justificativa da PEC, o senador explica que, para conseguir cumprir o acordo, o Governo Brasileiro recrutou no Nordeste, principalmente no Estado do Ceará, famílias inteiras, enviando-as para a Amazônia, para lá aprenderem e exercerem o ofício de seringueiros. Quando do recrutamento, era oferecida a possibilidade de escolher entre ir para frente de batalha ou colher látex na Amazônia. Assim teve início o segundo ciclo de crescimento econômico da região dos seringais amazônicos, que ficou conhecido como “Batalha da Borracha”.
Trabalhando nos seringais, esses “soldados da borracha” passaram à verdadeira condição análoga à de escravos. O dia começava ainda de madrugada, quando por volta das 4 horas saiam para cortar as seringueiras nas estradas de sua colocação, deixando as tigelas colhendo o látex. No dia seguinte, retornavam às estradas para recolher o látex em baldes que, ao fim do dia, chegavam a pesar até 15 quilos, para ainda ser defumado formando as bolas de borracha, que no todo chegavam a pesar 40 quilos. O produto do trabalho era levado para o barracão, de propriedade do dono do seringal, às vezes no lombo de animais, às vezes nas costas do seringueiro. O valor arrecadado pela venda era todo deixado nesse mesmo barracão, em troca de produtos como sal, farinha, arroz, feijão e munição.


Fabíola Góis

quinta-feira, 21 de maio de 2009

0

Deputado anuncia viatura e equipamentos para Corpo de Bombeiros


O parlamentar também anunciou emenda para uma quadra coberta para a APAE e cadeiras de rodas para o cone sul.

Vilhena
- O Deputado Estadual Luizinho Goebel (PV) anunciou que, juntamente com o governador Ivo Cassol, estará entregando viatura e equipamentos para o Corpo de Bombeiros de Vilhena nos próximos dias. Em alguns municípios de Rondônia esses benefícios já estão sendo entregues nas unidades dos Bombeiros - em Vilhena a data deverá ser definida para breve, disse o parlamentar.

Além de viatura, serão disponibilizados para o quartel dos bombeiros em Vilhena, equipamentos de mergulho, busca e salvamento. Cerca de R$ 03 milhões foram gastos pelo governo para atender as unidades dos bombeiros em todo o Estado, parte desses investimentos, serão aportados em Vilhena, disse Luizinho

CADEIRAS DE RODAS E QUADRA COBERTA PARA A APAE

O deputado anunciou ainda que nos próximos dias estará entregando nos municípios do cone sul dezenas de cadeiras de rodas par atender a população que não dispõe de recursos para adquirir esse equipamento. Serão mais de 50 unidades, revelou o deputado, que serão distribuídas na região conforme a necessidade da população. Outro benefício anunciado pelo parlamentar é uma emenda conjunta para a construção de uma quadra coberta adaptada para pessoas com necessidades especiais para a APAE de Vilhena. A emenda coletiva já havia sido autorizada esta semana por 15 dos 24 deputados estaduais e o montante dos recursos será de R$ 288 mil. Foi da autoria do deputado Luizinho uma emenda parlamentar que disponibilizou recursos para a construção de uma piscina adaptada para atender os alunos da APAE, que deverá ser inaugurada nos próximos dias.

0

Cahulla entrega tanques de resfriamento de leite, viaturas e equipamentos aos Bombeiros

Cahulla
Iniciando a sua agenda de trabalho no interior, o governador em exercício João Cahulla, entregou nesta quarta-feira tanques de resfriamento de leite, viaturas e equipamento aos Bombeiros em Jaru e Ouro Preto do Oeste. Em Jaru, foram entregues 11 tanques de resfriamento de leite para associações rurais, atendendo a emenda do deputado estadual Amauri dos Santos, que estava na comitiva junto com o também deputado Tiziu Jidalias, líder do Governo na Assembléia, e Sorrival de Lima, secretário executivo da Emater.
No distrito de Bom Jesus, em Jaru, às 10 horas, Cahulla foi recebido pelo prefeito Jean dos Santos, o Jean dos Muletas, como é conhecido, e pelo vereador Ivo José, presidente da Câmara Municipal, além do secretário Regional de Jaru, Sílvio Pereira, vereadores e produtores rurais. Lá, ele fez a entrega de quatro tanques de resfriamento de leite para a Associação Cristo Bom Pastor.
“A qualidade e o preço do leite vai ser melhor e o produtor vai poder ganhar mais. Este ano, o Governo do Estado, atendendo a emendas parlamentares, vai investir mais de R$ 3,3 milhões na aquisição de resfriadores”, disse Cahulla.
O prefeito Jean dos Muletas agradeceu ao Governo que vai liberar recursos do Fitha e emendas do deputado Amauri, que somado aos recursos da prefeitura, vão ser utilizados para melhorar as condições de tráfego das estradas vicinais. “A linha 610, que liga o distrito de Bom Jesus a BR-364 está sendo recuperada, recebendo galerias de concreto e a limpeza das ruas do distrito está assegurada”, completou.
Altino José disse que os tanques representam uma motivação a mais para produzir, pois o lucro vai ser maior. “Quem trabalha no campo precisa de apoio e o Governo fazendo a sua parte está assegurando a permanência no campo, produzindo”, declarou.
No começo da tarde, o governador em exercício fez a entrega de dois tanques de resfriamento de leite aos produtores da linha 632.
Bombeiros recebem viaturas e equipamentos – Em Jaru, na nova sede do Corpo de Bombeiros que está sendo concluída, Cahulla também entregou equipamentos e viaturas aos Bombeiros. “Equipamentos que vão permitir mais agilidade e qualidade no atendimento das ocorrências. Somente no atual Governo que os Bombeiros receberam a atenção necessária para desempenhar a sua função de salvar vidas”, disse o comandante geral dos Bombeiros, coronel Nunes.
Somente em 2009, o Estado já investiu mais de R$ 3 milhões em viaturas e equipamentos e mais R$ 2,6 milhões serão investidos ainda este ano. Em Jaru, foram mais de R$ 215 mil investidos. Uma nova ambulância semi-UTI, desencarcerador, moto-serra, cilindros de ar-comprimido, roupa para mergulho, entre outros equipamentos, foram entregues.
Às 17 horas, Cahulla e comitiva se dirigiram até Ouro Preto do Oeste, onde entregou R$ 155 mil em benefícios, entre eles uma camioneta Toyota Hilux e equipamentos como mangueiras, esguichos, cabos estáticos, equipamentos de proteção respiratória, cilindro de ar.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

0

Caravana no Peru, quinto dia: negócios, Titicaca e soroche


Em Puno, às margens do lago Titicaca, chegamos ao quinto dia no Peru neste sábado, podendo afirmar que foi o mais produtivo desde que saímos de Porto Velho, apesar de boa parte da comitiva ainda sentir os efeitos da altitude e do ar rarefeito: tonturas, dor de cabeça, náuseas e ânsia de vômito, ingredientes suficientes para derrubar qualquer ser humano, principalmente se juntar três destes numa só pessoa, como aconteceu com vários aqui, acometidos pelo “soroche”, o mal estar que atinge a todos que aqui chegam.

A única solução é esperar o organismo se acostumar dando uma ajuda com comprimidos para dilatação dos vasos sanguíneos, chá de coca e muito oxigênio na sala do hotel, onde as filas para respirar por cinco minutos nunca acabavam.

O dia amanheceu ensolarado, sem uma nuvem no céu, e com os termômetros marcando 3 graus! Mas a surpresa maior veio ao abrir a enorme janela do quarto do Hotel Libertador, onde ficamos todos hospedados: uma vista espetacular dos Andes Bolivianos, na frente, e do Lago Titicaca. Posso afirmar sem sombra de dúvida que foi uma das paisagens mais impressionantes que já vi, pela grandeza e beleza também.

A Câmara de Comércio local programou um passeio de barco pelo lago, e os que foram não se arrependeram, pois só as ilhas artificiais construídas pelos Uros, uma tribo local, valeu a pena enfrentar o frio intenso. Quem ficou no hotel aproveitou para dormir até mais tarde e tentar recuperar as energias, como eu. Nosso fotógrafo Nilsinho e o cinegrafista Gilberto foram no passeio do lago e voltaram cheio de “regalos”, ou seja, presentes para quem ficou em Rondônia.

Por volta das 13:00 horas começou uma apresentação do que é o estado de Rondônia em termos de economia e negócios, e o que era para ser apenas uma explanação de meia hora acabou se estendendo até por volta das quatro da tarde, pois os peruanos não paravam de chegar e também expuseram seu potencial com palestras e entrega de comendas.

Após o evento aconteceu uma rápida solenidade no auditório, quando o governador Ivo Cassol recebeu do alcaide (prefeito) de Puno, Luis Butron Castilho, o título de “Membro Ilustre de Puno” e recebeu as chaves da cidade, além de um manto do povo Uro, que vive em ilhas artificiais feitas de junco no lago e haviam recebido a visita de Cassol e da comitiva de manhã. Medalhas foram entregues ao senador Expedito Júnior, representado pelo seu suplente Elcide, ao presidente da Fiero, Denis Baú, aos secretários estaduais de Finanças, José Genaro, e de Desenvolvimento, Marco Antonio Petisco, e ao diretor da Fecomércio, Alberto Horny.

Já passava das quatro da tarde quando fomos almoçar, e mais uma surpresa: aqui não é costume chamar as autoridades à mesa, são colocadas placas de identificação e cada se senta quando quiser. E cada um paga a sua conta, no caso do almoço de hoje US$ 15,00 mais 10%, tanto os de casa quanto os visitantes. E a bebida servida no pacote era água, quem quisesse qualquer outra bebida pagava à parte (cerveja long neck por US$ 3,00, refrigerante por US$ 2,00). Foi servida uma salada de alface, tomatinhos, palmitos e abacate picado de entrada, truta grelhada com arroz e castanhas (prato típico da região) e salada de frutas de sobremesa, tudo muito bem preparado e servido com a qualidade de um hotel cinco estrelas que cobra US$ 110,00 por apartamento simples e US$ 250,00 uma suíte de luxo. Detalhe: todos os quartos tem aquecimento central, TV de plasma de 32 polegadas e granito até o teto no banheiro. Os funcionários fazem de tudo para nos agradar, são educadíssimos e atenciosos, e vestem-se impecavelmente, até o lavador de carros usa gravata e colete!

Após o almoço a Câmara de Comércio de Puno ofereceu presentes às autoridades presentes e seguiu-se a rodada de negócios. Empresários peruanos e rondonienses apresentaram seus produtos, condições de pagamento, logística de entrega, garantias sanitárias e potencial de mercado. Chamou a atenção de todos uma cerveja feita à base de cevada e folha de coca, que não pôde ser provada porque o hotel não autoriza o consumo de bebidas que não forem adquiridas em suas dependências.

Anoitece rápido nesta região, devido às montanhas, às cinco e meia praticamente já estava escuro. Como não participei da rodada de negócios saí para abastecer a camionete e quase morri congelado, mesmo vestindo terno com colete de lã, camiseta de manga comprida por baixo, sobretudo de lã e luvas. E não abasteci, pois os “griffos”, como são chamados os postos de gasolina aqui, fecham às seis da tarde.

Os combustíveis são mais baratos que no Brasil, mas é preciso prestar atenção quando parar na bomba, pois as unidades de volume são americanas, ou seja, em galões. Cada galão equivale à 3,85 litros, e um galão de diesel custa em torno de 10 sólis (a moeda local), aproximadamente R$8,00. Fazendo as contas, em torno de R$ 2,00 o litro de diesel, R$ 1,80 a gasolina comum e R$ 1,90 a gasolina aditivada. Aqui não existe carro bi-combustível e nem se vende álcool nos griffos, ou melhor, nos postos. Os carros e ônibus são muito antigos, não vi nenhum carro zero quilômetro e nem populares, a maioria são as chamadas peruas, aqui tratadas por station wagons, o transporte coletivo é feito em minivans que param em qualquer lugar que o passageiro sinaliza (não existem pontos de parada), e existem muitas motos e mototaxis nas ruas.

Hoje praticamente passamos o dia todo no hotel, o frio e o cansaço não animou ninguém a sair para conhecer Puno, que é conhecida como a nação dos Incas, que saíram daqui para construir Machu-Pichu. A cidade é muito antiga, dizem que tem mais de 2.000 anos, com casas feitas de pedra, e foi construída às margens deste grande lago, o Titicaca, que quer dizer “Puma de Piedra” no idioma inca. Curiosamente uma foto do lago feita por satélite mostra exatamente um grande gato entre as montanhas! E ninguém conseguiu explicar a origem do nome até hoje...

Para amanhã de manhã estava marcado um city tour para conhecermos os pontos turísticos de Puno, mas que foi cancelado pois teremos que levantar cedo para enfrentar, a partir das 9:00 horas, 360 quilômetros até Arequipa, montanha abaixo, a 2.800 metros de altitude, onde nova rodada de negócios nos espera.

Então, até Arequipa!

0

Exame de Ordem Em Porto Velho, prova será na São Lucas

O Exame de Ordem 2009.1 da OAB será realizado neste domingo (17/05), ás 14 horas pelo fuso horário de Brasília.

A Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional Rondônia da OAB alerta aos candidatos para a mudança de local da prova, que será realizada na Faculdade São Lucas, a rua Alexandre Guimarães, nº 1927-Areal.

Nas demais cidades do interior, a realização da prova será nos mesmos locais.

A Comissão lembra que os examinandos devem comparecer ao local da prova com 1 (uma) hora de antecedência.

Locais onde serão aplicadas as provas:

Cacoal- EEB Concórdia- Avenida São Paulo, nº 2.666-Centro.

Ji-Paraná- Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná-Ulbra- Avenida Universitária, nº762-Jardim Aurélio Bernadi.

Porto Velho- Faculdade São Lucas- Prédio Murici- Rua Alexandre Guimarães, nº 1927-Areal


Vilhena- Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo- Bloco 1-Avenida Capitão Castro, nº 3050-Centro.

Assessoria de Imprensa OAB-RO