terça-feira, 30 de junho de 2009

0

Um exemplo para os prefeitos do Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro acaba de lançar um site de conteúdo da prefeitura que serve de exemplo para os demais prefeitos e políticos do Brasil. O site não apenas divulga os fatos, mas também interage com a população através de podcast, vídeo, fórum e uma vez por mês o prefeito fala com os cidadãos, via chat. Coisa que muitos prefeitos ignorantes certamente têm medo. Não é fácil para um prefeito mal intencionado querer escancarar as portas de seu gabinete, ainda que virtualmente, para ouvir o que a população tem a dizer. A prefeitura do Rio de Janeiro ousou e mostrou que o caminho para a cidadania também passa pela virtualização das instituições públicos. A internet é o meio mais eficaz de democratizar as ações de governo e sociedade. Por ser tão eficiente, governos anti-democráticos procuram de todas as formas limitar o seu alcance.
Aos prefeitos e políticos inteligentes, verdadeiramente democráticos, vai aí o link do site do Rio de Janeiro. Idéias boas devem ser copiadas. Acesse o link abaixo:

http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/conteudo/index.asp

domingo, 21 de junho de 2009

0

A INOPERÂNCIA GERA CEGUEIRA...

Porque a Federação Nacional dos Jornalistas e seus sindicatos apressam-se em obscurecer a visão de vanguarda que Supremo Tribunal obteve ao extinguir a lei 5.250/67 e abolir a obrigatoriedade do Curso de Jornalismo para obtenção de registro nas Delegacias do Trabalho? Qualquer pessoa, com um pouco de esclarecimento, percebe que essas decisões dos ministros supervalorizaram o Curso de Jornalismo.

Diferentemente do discurso da FENAJ e seus Sindicatos, “As pessoas vão perder o interesse pelo Curso de Jornalismo”, “O Curso de Jornalismo vai acabar no Brasil”, “Qualquer pessoa pode ir às Delegacias do Trabalho e exigir seu registro como jornalista”... Ora, essa falácia pessimista, com tom de desespero antecipado, demonstra o quanto está longe da realidade a Instituição que “defende” os interesses dos jornalistas no Brasil. O pior de tudo isso: organizaram conferências em várias universidades brasileiras e inflamam os acadêmicos de jornalismo com essa cegueira, própria da inoperância de uma instituição decadente.

É evidente que a complexidade das transformações que estão acontecendo no país, sobre liberdade de expressão e regulamentação dos profissionais de comunicação, exige um pouco de “QI” daqueles que vão sentar-se à mesa para traçar o mapa do novo horizonte. Sugiro às lideranças da FENAJ e seus subsidiários para que se preocupem mais em sensibilizar nossos congressistas para necessidade da urgência de regulamentação do artigo 220 da nossa Constituição e fazer uma reflexão sobre a “burrada” que estão fazendo ao colidir com as necessárias modificações que a classe jornalística depende e que já está em curso (antes que seja tarde e fique claro que esse atual comportamento é o mesmo que “nadar” contra a realidade).

Deixo a pergunta: como será possível a uma pessoa qualquer ir à Delegacia do Trabalho e exigir seu registro de jornalista sem antes um diretor de empresa de comunicação aferir sua competência para a função? Bom, a resposta a esta pergunta esclarece o quanto um Curso de Jornalismo será valorizado para aquele que o possui na hora de fazer sua efetivação numa empresa de comunicação.

Jeovane Pereira.

sábado, 20 de junho de 2009

0

Conferência Municipal da Criança e Adolescentes acontece dia 25 na UNIR

A VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, será realizada no próximo dia 25 de junho, quinta-feira, no horário das 08 às 17 horas, no Auditório da UNIR.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes de Cacoal _ CMDCA, Maria José Dotoo, a conferência é aberta a toda a comunidade, tendo como meta definição do foro municipal de debates sobre a atual situação das crianças e dos adolescentes, com a preocupação de apontar para a implantação de políticas públicas prioritárias de proteção integral.

O tema central deste ano é “Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal”, e o lema é “Prioridade Absoluta”. “Os temas a serem discutidos, além de atuais são de suma importância para a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes, por se constituírem marcos no âmbito do atendimento, da proteção e da garantia de direitos”, disse Maria José.

Ao final da conferência serão escolhidos os noves delegados para a Conferência Estadual, que deve ser realizado no mês de agosto em Porto Velho. De acordo com o Conanda, órgão responsável por formular políticas públicas para crianças e adolescentes, os municípios têm até o dia 30 de junho para realizarem a conferência. Já os Estados têm até o dia 30 de setembro.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

0

Mutirão Arco Verde/Terra Legal começa sexta na escola Marcelo Cândia

Coletiva para a imprensa realizada nesta quarta-feira (17), em Porto Velho, marcou o início da divulgação das atividades dos mutirões Arco Verde e Terra Legal. Idealizados com o objetivo de disponibilizar aos produtores rurais dos municípios mais afetados pelo desmatamento na Amazônia formas alternativas de produção e agilizar a regularização fundiária, os mutirões acontecerão em Rondônia nas cidades de Porto Velho (18, 19 e 20 de junho), Nova Mamoré (25 e 27 de junho), Machadinho do Oeste (2 a 7 de julho) e Pimenta Bueno (nos dias 9 a 12 de julho). Simultaneamente, os mutirões ocorrem em todos os 43 municípios que mais desmatam na Amazônia. “Daremos condições para que o produtor rural possa diversificar sua produção, recompor áreas degradadas e desenvolver sua consciência ambiental”, explicou Paulo Guilherme Cabral, do Ministério do Meio Ambiente, durante a coletiva.

Em Porto Velho, no primeiro dia do evento, acontecerão reuniões e palestras com os gestores municipais, das 9h às 18h30, no Teatro Municipal Banzeiros. Já o lançamento oficial do mutirão ocorre no dia 19, na escola Marcelo Cândia (rua Petrolina, N.º 10.804 no bairro Marcos Freire), com participação da ministra Dilma Rousseff e outros ministros. No mesmo local, as atividades seguem até o dia 20 com palestras, exposições e atendimentos.
Terra Legal já dá primeiros passos

Durante os mutirões, a equipe do Terra Legal realizará o cadastramento dos ocupantes de posses em terras públicas federais para posterior realização de análise da documentação e georreferenciamento, visando a regularização fundiária. Além disso, a ministra da Casa Civil participa, na sexta-feira à tarde, de cerimônia em que a União repassa a área do bairro Socialista para que o município efetive a regularização fundiária urbana. “Começaremos o trabalho com o pé direito, regularizando o bairro Socialista, onde hoje vivem mais de 20 mil

pessoas e estenderemos o trabalho, com ajuda do estado, aos 52 municípios de Rondônia”, revelou Antônio Ferreira, coordenador do Terra Legal em Rondônia. Através da titulação, o governo federal criará mecanismos para cobrar a conservação do meio ambiente, através da recomposição florestal ou manutenção da reserva legal de cada propriedade. “O Sistema de Proteção da Amazônia, Sipam, irá controlar por satélite se o produtor cuidará de sua reserva legal, se isso não ocorrer, medidas legais serão tomadas”, revelou o coordenador. O escritório regional do programa será instalado no Centro Regional do Sipam em Porto Velho e postos atenderão os produtores nas cidades do interior do estado.

0

Deputado reivindica ao Detran para informar vencimento e pontuação negativa da carteira de habilitação

Com o objetivo de evitar que o motorista venha a dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida, o deputado Doutor Alexandre Brito (PTC) apresentou indicação na Assembléia Legislativa, reivindicando à direção do Departamento Estadual de Trânsito, para que os portadores de CNH sejam informados sobre prazo de vencimento, e ainda, sobre a pontuação relacionada a infrações de trânsito.

A indicação foi aprovada por unanimidade dos parlamentares presentes à sessão plenária do último dia 15 de junho, e em seguida, foi encaminhada à diretoria do Detran para análises e providências. A proposta do deputado é para que o Detran efetive a comunicação através de carta registrada com antecedência de no máximo sessenta dias, informando o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação e a pontuação obtida oriunda de atos de infração, que culminaram em multa.

Segundo o deputado Doutor Alexandre Brito este sistema já foi adotado em outros estados, com absoluto sucesso. Para ele, o aviso do Detran garantirá tempo necessário para que o motorista busque a renovação do documento, sem correr risco desta forma, de dirigir com CNH vencida.

0

Avanços na ortopedia serão discutidos na XIII Jornada Paulista de Patologia do Quadril

Três convidados internacionais e os mais respeitados ortopedistas do País estarão reunidos em Campinas durante a XIII Jornada Paulista de Patologia do Quadril (JOPPAQ), que acontece entre os dias 18 e 20 de junho, no Royal Palm Plaza. O evento, considerado um dos mais importantes do Brasil na área, é realizado pela Sociedade Brasileira de Quadril – Regional Paulista e tem como presidente o médico campineiro José Carlos Affonso Ferreira. Paralelamente à XIII JOPPAQ, os organizadores vão promover a II JOFIPAQ - Jornada de Fisioterapia e Patologias do Quadril - e um Curso de Traumatologia do Quadril.

Na parte de fisioterapia, serão tratados problemas relacionados à fratura do quadril, próteses totais do quadril e os cuidados pré e pós-operatórios. “Serão apresentados temas livres, vindos dos principais serviços de fisioterapia do País”, diz José Carlos Affonso Ferreira. Nesta etapa, o convidado Joaquin Lara (Chile) falará sobre noções básicas dos impactos femoroacetabulares. “Em relação à fratura do quadril, será exposto um protocolo de tratamento pós-operatório”, lembra Ferreira. Um curso de biomecânica do quadril complementará a parte de artroplastia total do quadril. Outro destaque é a prevenção das complicações pós-operatórias. “Vamos abordar também questões como mitos de exercícios de alongamento, relação entre a capacidade funcional em obesos com a osteoartrite do quadril, delineando o processo de envelhecimento nos tecidos dos idosos”, esclarece.

Traumatologia do quadril

Na parte de traumatologia do quadril, a XIII JOPPAQ tratará de módulos discutidos por convidados nacionais. Temas como fratura da pelve com fixador externo, tratamento das fraturas de cabeça femoral, trocantéricas e do colo femoral. “Neste aspecto, abordaremos as falhas dos implantes e dos cirurgiões. Serão apresentados e discutidos, ainda, os casos de fraturas e luxações do quadril no seu aspecto de tratamento e resultados. Haverá uma demonstração cirúrgica de acessos acetabulares anteriores”, explica Ferreira.

Convidados internacionais

Com a presença de três das maiores autoridades internacionais da ortopedia - Joaquin Lara (Chile), Joseph Daniel (Inglaterra) e Thomas Sampson (EUA) -, a XIII JOPPAQ dará ênfase às novas superfícies articulares nas artroplastias, com opiniões contra e a favor. “Teremos um espaço aberto a discussões. Estudaremos também a técnica e interpretação do exame radiográfico do quadril”, diz José Carlos.

Os modernos tratamentos artroscópicos serão confrontados com os resultados da cirurgia aberta, além das complicações pós-operatórias e imediatas, como infecção aguda, luxação tromboflebite e fraturas. “Os convidados darão destaque para a moderna técnica de recapeamento e falarão sobre suas experiências no assunto. No aspecto dos conceitos atuais sobre a patologia infantil, as várias personalidades apresentarão o que há de mais moderno. O tratamento da necrose asséptica e do impacto femoroacertabular, assim como as cirurgias de artroplastias em situações especiais, também serão debatidos”.

Serviço:
O que? XIII Jornada Paulista de Patologia do Quadril
Quando: 18, 19 e 20 de junho
Onde: Royal Palm Plaza, em Campinas, SP
Horário: a partir das 8h30

Atendimento à Imprensa
Sigmapress - Assessoria de Imprensa
Fone: (19) 3232 5225 / 3231 3681
Jornalistas: Mércia Ribeiro - (19) 9100 6183
Ivan Umberto Fontana - (19) 9100 5150

sábado, 13 de junho de 2009

0

Justiça determina volta ao trabalho dos servidores da saúde em greve

A Justiça do Trabalho determinou ao Sindsaúde – Sindicato dos Trabalhadores em Saúde em Rondônia, Sinderon – Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Rondônia e Sintraer – Sindicato dos trabalhadores no Poder Executivo do Estado de Rondônia, o retorno imediato ao trabalho dos servidores da saúde, até às 18 horas de ontem, 11 de junho de 2009.

A medida é em cumprimento à decisão liminar do desembargador Vulmar de Araújo Coêlho Junior, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, durante o plantão judiciário do feriado do Dia de Corpus Christi, após apreciar a Ação Cautelar Inominada com pedido de liminar interposta pelo Ministério Público do Trabalho da 14ª Região (MPT).

De acordo com a liminar, 100% dos servidores que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), 70% dos servidores das unidades de Pronto Socorro e Pronto Atendimento, e ainda, 50% de todos os servidores do setor de saúde em Rondônia deverão retornar imediatamente, sob pena de pagamento de multa de R$50 mil por dia, para cada estabelecimento que descumprir.

O próprio desembargador realizou diligência no fim da tarde de quinta para verificar o cumprimento da decisão da Justiça do Trabalho. Ele estava acompanhado do procurador Francisco José Pinheiro Cruz, do Ministério Público do Trabalho, e nesta sexta-feira está prevista nova inspeção para confirmar se as entidades sindicais estão cumprindo a decisão judicial

Audiência de Conciliação
Para a tarde desta sexta-feira(12), às 15h, está agendada uma audiência de conciliação com os sindicatos envolvidos e o Secretário de Estado da Saúde, no Plenário do edifício-sede do TRT, na avenida Almirante Barroso,600, em Porto Velho.
Autor : Celso Gomes
Fonte : Assessoria TRT RO/AC