quinta-feira, 3 de setembro de 2009

0

Agricultor não pode ter vergonha de ocupara a Amazônia, diz Amir Lando

Amir Lando diz que agricultor rondoniense não pode se envergonhar de ocupar a Amazônia. O ex-ministro, que falou sobre regularização fundiária na Amazônia e soberania, foi um dos palestrantes durante o seminário sobre meio ambiente, promovido na tarde de ontem (sexta-feira) pela Ordem do Advogados do Brasil, Secção Rondôia.

Segundo Amir Lando, o agricultor e o pecuarista está como que envergonhado de ter ocupado a Amazônia. Isso não pode acontecer, porque tudo o que foi feito foi de acordo com o que a lei mandava “e isso é o que tem que ser analisado no tempo e no espaço. Cada fato e sua conseqüência jurídica. É o tempo de rege o ato, mas hoje parece que isso não vale nada. Fica parecendo que direito adquirido não existe”.

Numa crítica clara aos ecologistas, Amir Lando disse que o produtor rural não está destruindo o planeta, mas ocupando a Amazônia, “fazendo essa terra brasileira. Se não fosse a ocupação de milhares de habitantes Rondônia não seria o que é hoje, não teria desenvolvimento”.

Para o ex-ministro os ajustes na lei de regularização fundiária devem ser feitos, “mas segundo a lei, não fora da lei nem por leis extravagantes. E para respeitar a lei, temos que saber de quem é a propriedade. São 80 mil ocupações sem titulação, em RO. As invasões são bem maiores do que os títulos de propriedades outorgados na colonização nas licitações etc. essa realidade é brutal”.

Assessoria de Imprensa OAB-RO

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

0

Pátio do Largo de São Francisco expõe Museu da Corrupção (MUCO) e serve pizza Sarney nas Arcadas

Na abertura da manifestação contra a corrupção e da primeira exposição não virtual do MUCO, a presidente do “XI de Agosto”, Talita Nascimento, lerá um Manifesto da mais tradicional entidade estudantil do País contra a impunidade. O Manifesto já está disponível no site www.petitiononline.com/xisenado . O “XI” espera obter pelo menos cinco mil assinaturas de internautas descontentes com a situação política brasileira atual.

A manifestação, acompanhada pela distribuição de pizzas sabores Sarney, Renan, Collor, Jader...dentro da Faculdade, está marcado para as 11h00 da manhã da próxima terça-feira (18), em pleno pátio das Arcadas. Representantes de entidades da sociedade civil, como o presidente da ACSP, Alencar Burti, OAB, etc... estarão presentes.
“É a primeira vez que o MUCO ( www.muco.com.br ) pode visto fora do computador”, disse Moisés Rabinovici, diretor do Diário do Comércio.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

0

Lucro de R$ 4 bi leva Banco do Brasil a retomar liderança

O Banco do Brasil (BB) encerrou o segundo trimestre de 2009 com ativos totais de R$ 598,839 bilhões, frente a R$ 596,387 bilhões do segundo maior concorrente. Com isso, o BB volta à condição de maior banco brasileiro em ativos, que havia perdido em novembro passado com a fusão de dois grandes bancos do País.

O crescimento foi de 43,9% em 12 meses e de 1,2% em relação ao resultado do primeiro trimestre de 2009. O BB também superou os concorrentes em rentabilidade no segundo trimestre, com retorno sobre o patrimônio líquido médio anualizado de 33,2% - contra 22,3% do Itaú Unibanco e 23,7% do Bradesco.

A carteira de crédito do BB encerrou junho em R$ 252,5 bilhões, expansão de 32,8% em 12 meses e de 4,4% frente ao primeiro trimestre. Mesmo com o crescimento da carteira de crédito, o índice de inadimplência (operações vencidas há mais de 90 dias/carteira total) encerrou o semestre em 3,3%, patamar inferior à do Sistema Financeiro Nacional (4,4).

No primeiro semestre de 2009, o BB teve lucro líquido de R$ 4,014 bilhões.

terça-feira, 21 de julho de 2009

0

A CTB/RO NÃO ACEITA RETROCESSO E DIZ NÃO À PEC 306/2008.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Rondônia, reunidos no 1º Congresso Estadual, nos dias 18 e 19 de junho, nas dependências do Sindsef/RO, aprovou por unanimidade uma nota de repúdio à PEC 306/2008, de autoria do Dep. Federal Eduardo Valverde (PT/RO), onde propõe o fim do regime jurídico único para as carreiras que não forem consideradas de interesse de Estado.

O Sec. Geral da CTB no Brasil, o sindicalista Salaciel Fabrício Vilela, presente ao Congresso da CTB/RO, comprometeu-se em levar o assunto para discussão na direção nacional da entidade, afirmando que a proposta de Valverde é prejudicial aos interesses dos servidores públicos federais, estaduais e municipais.

A CTB/RO conclama a todos os sindicatos de servidores públicos que se manifestem contra a PEC do Dep. Valverde, pois não é possível ficar de braços cruzados diante de iniciativa tão absurda quanto ao projeto do deputado petista.
Veja na integra a nota aprovada pelos participantes de Congresso da CTB:


NOTA DE REPÚDIO À PEC 306/2008

Os participantes do 1º Congresso Estadual da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), realizado em Porto Velho/RO, nos dias 18 e 19 de julho de 2009, repudiam a iniciativa da PEC 306/2008, onde o Dep. Federal Eduardo Valverde (PT/RO) pretende acabar com o Regime Jurídico Único para os servidores públicos que não se enquadrem nas chamadas carreiras de Estado.

É entendimento comum que o fim o Regime Jurídico Único não contribuirá em nada com a melhora da qualidade de vida da população, pois coloca o acesso ao serviço público à mercê dos governantes de plantão, como já ocorria no passado, podendo somente fomentar ainda mais o clientelismo político e a corrupção.



O Regime Jurídico Único é uma conquista da sociedade. Se tal dispositivo legal é imperfeito cabe aos parlamentares melhorá-lo, não simplesmente descarta-lo, como faz a proposta do deputado petista.


PORTO VELHO, , 19 DE JULHO DE 2009.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

0

Proposta que reduz Constituição de 250 para 75 artigos tem parecer favorável do relator

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro apresentou nesta terça-feira, dia 14, à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara parecer favorável à emenda constitucional que enxuga a Carta dos atuais 250 artigos para 75, menos de um terço. De autoria do deputado federal Regis de Oliveira (PSC-SP), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) modifica os dispositivos constitucionais retirando da Constituição tudo o que não é matéria constitucional com o objetivo de torná-la mais eficaz.

A proposta prevê que 20 temas sejam retirados da Constituição e sejam regidos por leis ordinárias, entre eles saúde, educação, previdência social, esporte e meio ambiente. “Precisamos limpar a Constituição, deixando apenas o que é matéria constitucional. Outras matérias ficariam a cargos de leis ordinárias. Com isso, devolveremos ao Congresso Nacional seu papel primordial, que é o de legislar”, defende o deputado Regis de Oliveira.

Com a mudança, ficam na Constituição as cláusulas pétreas (imutáveis), as garantias individuais, o sistema de governo, o funcionamento do Judiciário e demais questões relativas à Federação. “Após tantas emendas, a Constituição já não é aquela idealizada pelos constituintes. E a proposta do deputado Regis é uma resposta a essa demanda. O projeto é bem fundamentado, não pretende suprimir direitos e conquistas dos brasileiros e ainda aponta a falta de necessidade de se ter todas as matérias tratadas na Carta Magna”, avalia Carneiro.

O deputado Regis de Oliveira lembra que a atual Constituição foi feita após um longo período político de instabilidade. “Depois do período de ditadura foi natural que a Assembléia Constituinte colocasse todos os direitos da sociedade na Constituição, por receio de vê-los suplantados novamente. Hoje, no entanto, vivemos um momento de estabilidade política, com o amadurecimento das instituições e da Democracia. Não faz sentido mantermos nossa Constituição como está. Há absurdos, como mostrou o relator, como emendas para incluir o termo moradia em um artigo ou emendas que tratam dos territórios, sendo que o país não possui mais territórios”, sustenta Oliveira.

Questões que sairão da Constituição:


- Saúde
- Educação
- Previdência Social
- Esporte
- Meio Ambiente

- Sistema Financeiro Nacional

- Política Fundiária

- Esporte

- Ciência
- Tecnologia

- Família

- Servidores públicos

- Ministério Público

- Segurança pública

- População indígena

- Cultura

- Comunicações

- Política Urbana
- Sistema Tributário

- Ordem dos Advogados do Brasil


quinta-feira, 2 de julho de 2009

0

Movimento Fora Sarney ganha até um site na Internet

O movimento Fora Sarney, iniciado no Orkut e no Twitter, atinge as ruas do Brasil e ganha até um site na Internet. Para se ter uma idéia da dimensão, ontem ao pesquisar a palavra "Fora Sarney no Google" eram exibidos 715 mil resultados. Hoje, ao meio dia, já passavam de 2,32 milhões (2.320.000).

O Site está em http://www.forasarney.com.br/

Confira!

quarta-feira, 1 de julho de 2009

0

Sertões 2009: Rondônia Racing chega a Petrolina entre os dez melhores do dia

Petrolina, PE, 30 de junho de 2009 – Com a realização da sétima etapa, o Rally Internacional dos Sertões entrou em sua reta final. Com uma especial curta, mas muito difícil os competidores chegaram a Petrolina, em Pernambuco depois de enfrentar 240 km de puro areião e um total de 548 km de deslocamento.

A dupla Julio Bonache/Humberto Martins, que ontem enfrentou vários problemas, hoje teve o seu melhor desempenho nesta edição da competição e conquistou o 7º lugar na classificação geral da categoria Carros. "Ontem a organização nos avisou no brieffing que esta seria a especial mais dura do rali. Entramos nela poupando o carro e só acelerando quando sabíamos que era propício. Andamos rápido, porém sempre respeitando o limite que o terreno nos apresentava. Os primeiros 80 km de prova era bem esburacado e não dava para acelerar muito. Precisamos ter cuidado para não danificar a EvoProm, principalmente porque vinhamos de uma Etapa Maratona, na qual não tivemos apoio mecânico. Depois, quando o piso permitiu, pegamos rítmo de prova e o resultado está aí! Estamos muito felizes com nosso desempenho nessa etapa. Ontem eu machuquei a mão direita e senti muita dor. Cheguei a achar que não ia conseguir guiar 100% hoje, mas consegui e isso foi gratificante”, contou Bonache, que, ao lado do navegador Humberto Ribeiro, ocupa a 25ª posição na classificação geral do rali e a 11ª na Protótipo (T1).

Nesta quarta-feira, os competidores deixarão Pernambuco e entrarão no estado do Ceará. A cidade de Juazeiro do Norte recepcionará os aventureiros depois de um deslocamento de 421 km totais. Para a oitava etapa, as equipes encontrarão uma especial pequena (213 km), mas que dará o mesmo trabalho de um trecho longo. Segundo a organização, o percurso é bastante sinuoso e possui muitas erosões, o que dificultará acelerar

Rondônia Rally Team tem patrocínio do Governo de Rondônia, Quali Plásticos e apoio LF Imports Concessionária Mitsubishi Porto Velho.

Confira o resultado extra-oficial do dia na categoria Carros:

1º Nasser Saleh Al-Attiyah/Timo Gottschalk, Volkswagen Touareg, 2h37min16s3
2º Carlos Sainz/Lucas Cruz, Volkswagen Touareg, 2h44min05s8
3º Jean Azevedo/Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evo, 3h06min15s2
4º Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, Mitsubishi L200 EvoPron, 3h07min54s9
5º Maurício Neves/Eduardo Bampi, Volkswagen Touareg, 3h27min39s5
6º Luiz Facco/Sílvio Deusdará, Mitsubishi L200, 3h30min53s9
7ª Julio Bonache/Humberto Martins, Mitsubishi L200 EvoProm, 3h38min31s2
8º Roberto Reijers/Rogério Almeida, Ford Ranger, 3h40min47s9
9º Richard Vaders/José Sacapassassi, Protótipo Sherta, 3h46min47s9
10º Otto Baumgart/Gabriel Foltram, Mitsubishi L200 RS, 3h47min39s9




Confira o resultado extra-oficial da classificação geral:

1º Nasser Saleh Al-Attiyah/Timo Gottschalk, Volkswagen Touareg, 24h21min02s5
2º Carlos Sainz/Lucas Cruz, Volkswagen Touareg , 24h22min43s7
3º Jean Azevedo/Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evo, 27h06min21s2
3º Roberto Reijers/Rogério Almeida, Ford Ranger, 28min50min22s5
5º Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, Mitsubishi L200 EvoPron, 29h23min37s3
25ºª Julio Bonache/Humberto Martins, Mitsubishi L200 EvoProm, 39h46min48s3


Confira o resultado extra-oficial da categoria Protótipo (T1):

1º Jean Azevedo/Youssef Haddad, Mitsubishi L200 Evo, 27h06min21s2
2º Roberto Reijers/Rogério Almeida, Ford Ranger, 28min50min22s5
3º Fellipe Bibas/Emerson Cavassin, Mitsubishi L200 EvoPron, 29h23min37s3
4º Jarbas de Castro/Wallace von Schmidt, Protótipo Sherta, a 31h04min55s8
5º Richard Vaders/José Sacapassassi, Protótipo Sherta, 31h08min37s1
6º Riamburgo Ximenes/Stanger Eller, 31h09min12s5
11º Julio Bonache/Humberto Martins, Mitsubishi L200 EvoProm, 39h46min48s3

Mais informações:
Zarhi El Malek - 85 - 9118 6607
zarhielmalek@gmail.com
Thalita Nadry – 11 – 2295 0681
nadry@terra.com.br
www.rondoniaracing.com.br